Skip to main content

Como NÃO ser um Front-End

· 5 min read
Bruno Carneiro

Bom, antes de mais nada, quero deixar claro que este artigo foi criado em tom de sátira, sendo apenas uma reflexão de como muita das vezes agimos como Devs.

É muito comum encontrarmos boas práticas de programação, patterns, designers de como criar as coisas, como se portar e por aí vai. Tudo isso é lindo, mas e as más práticas? Muita das vezes fazemos algo que não é tão bom e nem nos tocamos, quem é que falou que está errado, não é mesmo!?

Tá funcionando então mete o pau hehehehe

Bom, não é bem assim, isso pode ser muito prejudicial, então vamos ver um pouco disso :)

Tirei daqui experiência de alguns devs, artigos que pesquisei e um pouco da minha experiência, já vi um bocado de coisas nos meus quase 10 anos como desenvolvedor.

COMO NÃO SER UM FRONT-END!

Nossa, rebelde…

Bom, vamos começar a falando de como é ser um Front-End, como é essa carreira mágica e colorida …

Achou que eu ia falar de boas práticas? Achou errado…

Vamos lá para a nossa primeira dica, quentíssima!!!

Não converse com outros sobre o que você não sabe

Se você não sabe, não demonstre para os outros sua ignorância, permaneça isolado para o bem de todos. É só gente enchendo o saco, não aprenda nada novo.

Muito menos converse sobre o que você sabe!!!

Concorrência pra quê?! Pra que vou ensinar o que eu sei, assim serei valorizado na empresa. Você deve ficar calado!

Não versione seu código!

Isso mesmo, versionar é para quem não sabe o que está fazendo, grave tudo no Google Drive, Dropbox, Pendrive… Que tal um FTP?

Faça apenas o que lhe foi pedido

Não importa o que lhe pediram e nem como, não faça mais do que o necessário. Flexibilidade e disponibilidade são para os fracos.

Crie todo o seu JS em apenas um arquivo :)

Essa é top! Se tudo estiver em um arquivo, só você vai conseguir dar manutenção. Cara, uma vez eu vi um arquivo que era tão grande que eu achei que a porra tava minificada… Imagina a manutenção desse colosso U.U

CSS?

Mano, quando o negócio é CSS a melhor forma é estilizar todas as tags, e f*#@-se… Vai ficar show! Gerar classes leva muito tempo, e suja o html.

Foque em frameworks e libs!

Senta o dedo em React, Vue, Angular, Elm e qualquer nova lib ou framework que aparecerem, esqueça o básico.

Não faça Code Review!

É isso aí! Viva a liberdade, cada um deve escrever como desejar.

Reinvente a roda, sempre.

Isso, Conan, mostre que você é foda e recrie tudo, sempre! É besteira utilizar o que existe, você é foda e pode muito bem criar tudo do zero. Código de outras pessoas? Jamais! Aqui é raíz!

Nunca programe de graça

Essa dica é para o seu crescimento profissional. Tudo bem que utilizo linux, PHP, editores free e 500 outras coisas, mas eu não programo de graça. Open source é para pessoas sem visão, ninguém trabalha de graça.

Acessibilidade?

Não se preocupar com cegos, pessoas com deficiências motoras e surdos é “normal”, então pule essa parte. Talvez depois que o projeto for concluído fazemos um botão para mudar a tela de cor…

Não escreva testes

La garantia soy yo.

Testes é para quem não sabe o que está fazendo. São pessoas inseguras. Se der pau, QA pega :)

Tenha visão

Cara, se apertar, manda um jQuery que ele resolve tudo. Misture Vue com React, Angular com PHP, o negócio é diversificar.

Escreva em português

Cara, todo mundo do seu time é Brasileiro!

Ignore novas tecnologias

Todo dia tem um jovem inventando algo novo, ignore tudo, você já tem o que é preciso para trabalhar. Zona de conforto é tudo ;)

E como disse Daniel Orlean

O seu insucesso só depende de você.

E nunca se esqueça, Siga algumas dessas dicas para se tornar um Front-End ruim, só depende de você!

Nossa eu lembro que no começo da minha carreira eu era possuído. Às vezes ainda acordo inspirado, sacomé, né?! heheheh

Mas no comeeeeeeço… Eu era o demônio!! Uma vez eu tive a genialidade de digitar tudo em uma linha só :) Um puta código em apenas uma linha, pro arquivo ficar menor. Show!

Nem te conto o que fiz pra “minificar” um arquivo hahahaha, mas isso fica pra outro dia.

Só dica TOP para o seu fracasso!

EEeeee é isso, jovens gafanhotos. Fica aqui algumas dicas de como não ser um Front-End, reflitam sobre isso, com certeza vocês já passaram por algo parecido (espero que não, mas vai que…). Acredito que isso possa ajudar muitas pessoas, principalmente quem está iniciando a carreira e ainda está formando seu conhecimento, opinião e não tem muita Xp.

Vlw ;)

Referências: