Capacidade de ouvir
Liderar pessoas e equipes é algo desafiador e que exige uma grande capacidade de empatia e sensibilidade para obter sucesso. É essencial lembrarmos que tanto o líder quanto o liderado são pessoas — com defeitos, receios, medos e desejos. São seres humanos que cometem falhas e, muitas vezes, querem apenas ser ouvidos.

A importância de saber ouvir
Trago esse tema porque, em diversas empresas e equipes onde atuei — tanto como líder quanto como liderado — a capacidade de ouvir sempre fez toda a diferença na vida das pessoas.
Falando agora do ponto de vista do líder: em muitas ocasiões percebi que as pessoas só queriam ser ouvidas. Elas não buscavam conselhos ou soluções imediatas — apenas precisavam externalizar algo.
Sempre que estive envolvido em reuniões ou conversas diretas, adotei o hábito de ouvir primeiro. Dificilmente interrompo. Ter essa escuta ativa é, para mim, fundamental. Permite que a pessoa traga o que está realmente sentindo — seus medos, suas angústias e, muitas vezes, suas ideias. E partir disso é possível traçar algo para evoluir ou mudar, se for este o caso. Até mesmo uma simples orientação do trabalho é essencial essa capacidade de aguardar e esperar o outro falar.
Mas por que medos e ideias?
Porque, infelizmente, é comum ver líderes que interrompem, impõem suas opiniões e invalidam a fala do outro antes mesmo de escutar até o fim. Isso gera consequências negativas:
- A pessoa se sente acuada e evita se abrir novamente;
- O líder começa a falar sobre si mesmo — a conversa deixa de ser sobre o outro;
- A espontaneidade e a sinceridade são perdidas;
- Cria-se um ambiente de medo ou insegurança.
- Ideias são perdidas porque o liderado pode simplesmente evitar conversar com o líder;
Ao invés disso, apenas ouça — e ouça com atenção total. Esteja presente naquele momento. Isso é muito mais poderoso do que parecer sábio ou ter sempre a resposta certa.
Aqui vão alguns lembretes importantes:
- Ouça sem interromper;
- Ouça sem formular uma resposta enquanto o outro fala;
- Ouça sem preconceitos ou julgamentos;
Essa habilidade cria um ambiente seguro e inspira confiança. Estimula as pessoas a te procurarem, a se abrirem, a colaborarem — e isso fortalece as conexões humanas e profissionais.
Lembre-se: quem está falando com você pode estar enfrentando algo difícil. Assim como você, essa pessoa tem uma vida além do trabalho.
Conclusão
Sei que essa é uma habilidade difícil de adquirir. Nem todos enxergam o valor disso. Não falo aqui de uma verdade absoluta — mas de algo que pra mim sempre funcionou, tanto como líder quanto como liderado.
Essa é uma das habilidades que mais busco desenvolver. Porque antes de liderar, quero servir.
São os pequenos hábitos que fortalecem um time — geram confiança, segurança e conexão.
E, no final, quem escuta com atenção transforma o ambiente ao seu redor.
Aprenda a ouvir para servir pessoas. Isso faz toda a diferença.