Skip to main content

Introdução a Inteligência Artificial Generativa




Antes de aprofundar no assunto de Generative AI é importante entendermos o que é Inteligência Artificial.

O que é Inteligência Artificial?

Inteligência Artificial (IA) é a simulação de processos de inteligência humana por máquinas, especialmente sistemas de computador. Esses processos incluem aprendizado (aquisição de informações e regras para o uso dessas informações), raciocínio (usando as regras para chegar a conclusões aproximadas ou definitivas) e auto-correção.

IA é um termo amplo frequentemente usado para descrever todos os tipos de sistemas avançados de computador. O nome Inteligência Artificial dá a entender em um cérebro que vai aprendendo sozinho, com seus desejos e ambições. Por isso, prefiro falar mais especificamente sobre "aprendizado de máquina". A maior parte do que vemos em IA hoje é realmente aprendizado de máquina: dotar sistemas de computador com a capacidade de aprender a partir de exemplos.

Cada ferramenta possui sua capacidade operacional e precisa de instruções bem definidas para funcionar. Com inteligência artificial, não é muito diferente. Ela precisa de instruções e contexto para que seus resultados possam ser satisfatórios.

Chamamos de "redes neurais" as máquinas programadas para aprender com exemplos. Uma das principais maneiras pelas quais elas aprendem é sendo expostas a muitos exemplos, como ser informadas sobre o que há em uma imagem — chamamos isso de classificação. Se quisermos ensinar uma rede a reconhecer um elefante, isso envolveria um humano apresentando à rede muitos exemplos do que é um elefante e etiquetando essas fotos de acordo. É assim que o modelo aprende a distinguir um elefante de outros detalhes em uma imagem.

Esse formato lembra muito o aprendizado humano, onde crianças precisam de exemplos para que possam assimilar as coisas, assim como feito com o exemplo do elefante.

Modelos de linguagem são outro tipo de rede neural.

O que é Inteligência Artificial Generativa (Gen AI)?

Gen AI é uma tecnologia que permite que máquinas simulem a inteligência humana. Aqui, gosto de frisar muito o termo TECNOLOGIA, FERRAMENTA, porque as pessoas tendem a achar que IA é um ser pensante, com vontades e desejos, mas não é bem assim. Não vivemos no filme Matrix, por mais que sua evolução possa ser até mesmo assustadora em certos quesitos.

Generative AI é uma subárea da Inteligência Artificial, que se concentra em ensinar as máquinas a entender, aprender e criar conteúdo novo e "original". A Generative AI é uma das áreas mais promissoras da IA, pois permite que as máquinas aprendam a partir de dados não rotulados e a criar conteúdo novo. O termo "Generativo" refere-se à capacidade de criar algo a partir de um conjunto de dados.

É importante lembrar que inteligência artificial não é um assunto novo. Existe há muitos anos, mas hoje ganhou notoriedade devido à facilidade de acesso à tecnologia através de ferramentas como o ChatGPT, lançado ao público em novembro de 2022. Com certeza, você que está lendo este artigo já utilizou ou pelo menos ouviu falar. Isso causou uma grande revolução e uma corrida das empresas para se adequarem a essa nova realidade, tanto para criarem grandes modelos de linguagem (LLM) quanto para utilizarem essas ferramentas em seus negócios, potencializando seus ganhos, reduzindo custos, etc.

Podemos imaginar a IA Generativa como cérebros em branco que aprendem a partir de exemplos e recebem treinamento com dados do mundo real. A partir disso, desenvolvem "inteligência" para gerar novos conteúdos em resposta a sugestões. Essa tecnologia é capaz de criar vídeos, conteúdo de texto, resumos, código de computador, imagens e muito mais.

Como já dito anteriormente, inteligência artificial não é algo novo, e isso já é aplicado há décadas, principalmente como ferramenta de análise de dados. Porém, a Generative AI é uma nova fronteira que está sendo explorada e que promete revolucionar a forma como as máquinas aprendem e criam conteúdo. É uma grande vantagem em relação a outras tecnologias de IA.

Como a IA Generativa funciona?

Os modelos de linguagem basicamente preveem qual é a próxima palavra em uma sequência de palavras. Esses modelos são treinados em um grande volume de texto para ter um entendimento melhor de qual é a palavra mais adequada de acordo com o contexto que está sendo gerado, basicamente álgebra linear.

Imagine um exemplo onde você inicia uma frase como: "Bruno comeu um pedaço de...". O modelo de linguagem irá prever que a próxima palavra é "bolo", "pizza" ou "pão" ou qualquer outra palavra que faça sentido no contexto da frase, isso sem nenhum treinamento específico. Mas, de acordo com o treinamento do modelo que está por trás disso, ele irá prever a palavra que mais se encaixa no contexto da frase de forma mais assertiva. E é importante pensarmos que isso pode variar muito de regiões, países, culturas, etc. Por isso, a importância de um treinamento muito bem feito do modelo de linguagem.

Conclusão

A Generative AI é uma tecnologia que permite que máquinas simulem a inteligência humana, aprendendo a partir de dados não rotulados e criando conteúdo novo. Ela vem prometendo grandes revoluções pela capacidade de processamento, resposta, entrega de dados, geração de conteúdo e por ser muito mais acessível do que outros modelos de IA, sendo chamada de a nova revolução industrial.

Nos próximos capítulos, vou explorar mais modelos, técnicas, segurança, ética e muito mais sobre Generative AI.

Referências: