Skip to main content

· 10 min read
Bruno F. F. Carneiro

ReactJS Hooks

Olá jovens gafanhotos, seguindo a trilha de artigos a respeito dos Hooks, neste artigo irei falar sobre o useEffect.

tip

Caso queira saber um pouco mais sobre os Hooks, você pode ler este conteúdo aqui: React Hooks, Introdução

O useEffect (hook de efeito) é um Hook para ficar ouvindo as alterações que são realizadas no componente. Com ele podemos interagir com algumas funções do ciclo de vida do React, bem como era feito utilizando classes.

· 5 min read
Bruno F. F. Carneiro

ReactJS Hooks

Olá jovens gafanhotos, hoje vou falar um pouco sobre os HOOKs, como funcionam e quando utilizá-los.

Referência: Pudge Dota 2


tip

 Conheça também como funciona o hook useEffect


A funcionalidade de Hooks foi adiciona no React na versão 16.8, onde foi criado a possibilidade de utilizar o estado da aplicação e outras features do React sem a necessidade de criar um escopo de classe. Um breve exemplo de componente com escopo de classe:

· 10 min read
Bruno F. F. Carneiro

JavaScript Design Patterns

EEeeee aí pessoal, blz?

Hoje vou trazer alguns Design Patterns com JavaScript. Vou trazer exemplos dos mais comuns e os que mais gosto de utilizar no meu dia-a-dia. Vou tentar trazer casos mais claros que possam te fazer pensar quando um determinado Design Pattern vai se aplicar a sua solução.

Esse artigo não é uma "receita de bolo" de quando utilizar o que, mas para que serve cada padrão e como ele pode te ajudar. Quero fazer você pensar a respeito e não traçar uma linha reta...

Então bora lá...

· One min read
Bruno F. F. Carneiro

Criei este blog para falar de assuntos que eu gosto. Eu não vou falar só de Javascript, mas de tecnologia, dia-a-dia, Dota?! =o.

Eu já publiquei alguns artigos no medium, caso queiram me seguir lá também: brunocarneirofs

Não escrevo mais no medium por alguns motivos:

· 6 min read
Bruno F. F. Carneiro

Hoje vou contar um case de uma migração de Mobx para Redux e os motivos que eu e a minha equipe levamos em consideração para tomar esta decisão.

Vejo muitos questionamentos a respeito de qual é o melhor, o que utilizar em um projeto de grande escala, prós e contras de cada tecnologia. Foram muitas perguntas e após muito estudo realizamos a migração.

A seguir, contarei alguns pontos que ajudaram nesta tomada de decisão.